quarta-feira, 4 de abril de 2012

Os três passos para se preocupar só de forma produtiva


Diferencie as preocupações produtivas das improdutivas e saiba lidar com as duas.

Existem preocupações produtivas e improdutivas. As produtivas são aquelas que nos ajudam a resolver os problemas, nos conduzindo a alguma ação a curto prazo e que dependa de nós.

As preocupações improdutivas são aquelas permeadas pelos “e-se” e que não levam a qualquer comportamento prático ou concreto.

Segundo o psicoterapeuta cognitivo Robert Leahy existem três crenças que sustentam as preocupações improdutivas:

• “Se algo me preocupa, então é importante e devo insistir nisso”;

• “Se algo me preocupa, então preciso identificar todas as soluções possíveis”;

• “Não consigo aceitar a incerteza”.

Como lidar com as preocupações

Algumas vezes, quando estamos preocupados com algo e compartilhamos isso com outra pessoa, podemos ouvir a seguinte frase: “Não se preocupe com isso” ou ainda: “Pare de se preocupar” e isso geralmente pode nos deixar ainda mais ansiosos ou irritados, pois faríamos isso se conseguíssemos, certo?

Dessa maneira, ao invés de não se preocupar, experimente preocupar-se de modo mais produtivo e eficaz. Para isso você precisa identificar como lidar com cada preocupação que lhe vem à cabeça.

Três passos para se preocupar de forma produtiva

1. Diferencie as preocupações produtivas das improdutivas

Perguntado-se se há algo que você possa fazer - que depende de você - a curto prazo para lidar com sua preocupação. Se a resposta for positiva, torna-se uma preocupação produtiva, se for negativa, é uma preocupação improdutiva.

Alguns exemplos de preocupações improdutivas são: “E se eu mudar de trabalho e não der certo?”, “E se eu for viajar e meu marido me trair?”, “E se meus amigos não gostarem mais de mim?”.

Exemplos de preocupações produtivas são: “O que coloco na mala para minha viagem?”, “Qual caminho faço para chegar mais rápido na festa?”, “Como posso dizer para meu colega de trabalho que estou incomodado com seu comportamento?”

2. Para preocupações improdutivas utilize estratégias para não se preocupar com elas (ex. distração, descrita no texto anterior – clique aqui e leia).

3. Utilize a preocupação produtiva para encontrar soluções práticas de curto prazo e entre em ação assim que possível

Para isso faça o seguinte:

a) Defina o problema;

b) Defina a meta ou objetivo a ser alcançado;

c) Faça uma lista das alternativas para resolver o problema e/ou atingir a meta;

d) Avalie as vantagens e desvantagens de cada uma;

e) Escolha uma alternativa e teste;

f) Avalie os resultados e veja o que precisa ser melhorado.

No início isso pode parecer muito complexo, mas com um pouco de prática, nos condicionamos a fazer isso quase que automaticamente. O resultado é um menor gasto de energia no dia a dia, já que focamos em ações práticas e desperdiçamos menos com elucubrações que não levam a nada.

Leia este texto também em Via Estelar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário